# Fortaleza Digital - 1998
Ensei Tankado, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, Transltr, na decodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital.
Tankado conta com a ajuda de North Dakota, pessoa responsável por tornar o Fortaleza Digital público caso Tankado morra sem cumprir seu objectivo. Tankado sofre uma morte misteriosa, supostamente causada por um ataque cardiaco. Antes de morrer, Tankado tenta chamar a atenção das muitas pessoas que passavam ao seu redor numa praça publica da Espanha para o anel que trazia na sua mão esquerda, anel esse que teria gravado o código de desencriptação do Fortaleza Digital.
Trevor Strathmore, vice-director da NSA, convida David Becker para ir a Espanha em busca do anel e juntamente com a criptóloga Susan Fletcher, noiva de Becker, tenta evitar a disseminação do Fortaleza Digital. Sem saber em quem confiar, Susan e David, separados, tentam encontrar a solução para evitar o que poderia ser o maior desastre da História da Segurança de Informações norte-americana.
# Anjos e Demônios - 2000
Robert Langdon, um respeitado professor de simbologia de Harvard, recebe uma ligação de Maximilian Kohler, diretor do CERN, a organização européia para pesquisa nuclear, pedindo para que ele venha investigar a morte do fisíco Leonardo Vetra.
Robert Langdon aceita o convite e vai para a sede do CERN em Genebra,na Suíça.
Leonardo Vetra estava desenvolvendo um estudo sobre as anti-partículas, uma fonte de energia não poluente e que não contêm radioatividade. No entanto, as antipartículas são instaveis e não podem entrar em contato com nada, nem mesmo com o ar.
Leonardo Vetra era religioso e acreditava que ciência e religião poderiam existir juntas e que o big-bang provaria o genesis na Bíblia.
Leonardo Vetra foi assasinado e sua invenção foi roubada e a marca dos Illuminati, uma fraternidade inimiga da igreja católica extinta a quatrocentos anos, foi gravada com ferro em brasa em seu corpo.
Robert Langdon conhece Vittoria Vetra, a filha de Leonardo Vetra, e ingresa em uma caçada para achar o experimento de Leonardo Vetra antes que os Illuminati usem-o para destruir o Vaticano.
# Ponto de Impacto (Portugal: A Conspiração) - 2001
Rachel Sexton responsável pela informação que chegava a Casa Branca por parte da National Reconnaissance Office. Tem a particularidade de ser, também, filha do senador Sexton, principal oponente à reeleição do Presidente americano em exercício e um grande opositor da NASA. Para sua surpresa, é chamada à Casa Branca e despachada para o Ártico, onde lhe é anunciada uma descoberta absolutamente extraordinária. Rachel depara-se com uma equipe da NASA que acabara de descobrir um meteorito enterrado no gelo, onde foram encontrados fósseis de animais com 190 milhões de anos. Só que as peças do "quebra-cabeça" começam a não bater certo e, um a um, os membros da equipe científica vão sendo assassinados. Os próximos alvos são ela e Michael Tolland, um cientista com fama de estrela de televisão, escalado para anunciar a descoberta ao povo americano. Na busca da verdade, descobrem mentira atrás de mentira, até perceberem o que é que está em jogo.
# O Código Da Vinci - 2003
Além de alguns elementos narrativos próprios do género, como longas escapadas por ruas movimentadas e carros em alta velocidade, ´O Código Da Vinci´ causou polêmica ao questionar a divindade de Jesus Cristo. Tal questionamento não é novidade, tendo o autor reavivado essa problemática na trama romanesca.
A maior parte do livro desenrola-se a partir do assassinato de Jacques Saunière, curador do museu do Louvre. Robert Langdon, Sophie Neveu e Leigh Teabing vivem várias aventuras ao tentar desvendar códigos que dêem resposta aos enigmas que Jacques Saunière deixou antes de morrer.
A trama do livro envolve desde grandes organizações católicas conservadoras como a Opus Dei, até a sociedade secreta conhecida como Priorado de Sião, que, de acordo com documentos encontrados na Biblioteca Nacional de Paris, possuía inúmeros membros famosos como Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo da Vinci. Tem que se ter em conta que, apesar dos documentos apresentados serem considerados como verdadeiros em diversos livros que têm vindo a conquistar o mercado editorial nos últimos anos, existem especialistas que argumentam não passarem de falsificações.
Dan Brown diz partir de factos reais na introdução, vários componentes da sua obra de ficção, como a existência do Priorado de Sião, as acusações que faz a respeito da Opus Dei, ou as descrições de obras de arte que incluiu no livro.
Após o seu sucesso, publicaram-se muitos outros livros de ficção, os chamados copy-cats, explorando a veia religioso-esotérica, normalmente de forma superficial e sem qualidade estilístico-literária.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário